Quem somos

Analisar organizações é, necessariamente, lê-las a partir de algum enfoque teórico e conceitual específico, linguisticamente mediado.

Neste sentido, no LIOrg – Núcleo de Pesquisa em Linguagem, Instituições e Organizações – lemos organizações a partir do olhar institucional, partindo da premissa de que instituições importam para a compreensão de problemáticas da gestão e da dinâmica organizacional, onde a própria linguagem é, por sua vez, uma instituição fundante da dimensão social da realidade. Assim, linguagem e organizações são instituições sociais relevantes para a sociedade contemporânea.

O Núcleo de Pesquisa em Linguagem, Instituições e Organizações (LIOrg) foi fundado em 2013 no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA/UP) onde, à época, funcionava sob o rótulo “Organizações, Mídia e Discurso” (OMD). Em 2017 a iniciativa ampliou seu escopo investigativo, de modo a analisar o papel, impacto e consequências das instituições em organizações a partir de uma noção recursiva – compreendendo ‘instituições’ em seus processos e microfundamentos, mediante o estudo das práticas sociais que as erigem e sustentam –, com o intuito de aprofundar a compreensão das relações entre linguagem, instituições e problemáticas atinentes a gestão e as organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor. Nestes termos, ancora seus estudos e pesquisas no Institucionalismo Organizacional, em Teorias das Práticas Sociais (especialmente, a ‘Teoria da Estruturação’ de Anthony Giddens) e em visões sociolinguísticas de ordem semântica, semiótica, hermenêutica e pragmática [mediante abordagem da ‘Constituição Comunicativa das Organizações’ (CCO)]. Procura, assim, discutir como o uso da linguagem constitui práticas sociais e, por conseguinte, instituições, analisando linguisticamente processos de institucionalização que são operados mediante práticas organizativas (organizing), estratégicas (strategizing), e de gestão (managing) nas organizações, considerando o papel da comunicação (em termos de discursos, narrativas e retóricas), da midiatização, das profissões, das tecnologias e das inovações, de forma conexa e interativa.

O LIOrg – Núcleo de Estudos em Linguagem, Instituições e Organizações – é mantido pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) com apoio de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Enquanto grupo de pesquisa, é composto por pesquisadores, professores e estudantes espalhados por diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior e, atualmente, possui vínculo com a linha de pesquisa ‘Organizações e Sociedade’ (ênfase em ‘Inovação e Conhecimento’) do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB).

Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail: liorg@ibepes.org.br